Tiroteio na Guiné-Bissau. Presidente Embaló foi detido

Tiroteio na Guiné-Bissau. Presidente Embaló foi detido

26 nov, 2025 - 13:50 • Ana Kotowicz com Carla Fino

Foi o próprio Umaro Sissoco Embaló quem confirmou ter sido detido quando estava no seu gabinete no palácio presidencial. Eleições decorreram no domingo e Embaló reivindicava vitória.

O Presidente da Guiné-Bissau foi detido esta quarta-feira, quando se encontrava no palácio presidencial, pouco depois de a agência Reuters dar conta da existência de um tiroteio na capital do país.

Foi o próprio Umaro Sissoco Embaló — que reivindica vitória nas eleições presidenciais de domingo — quem confirmou ter sido detido à revista Jeune Afrique.
Segundo a imprensa local, o tiroteio começou depois de terem sido divulgados os primeiros resultados parciais das eleições de domingo, com militares a dirigirem-se para o palácio com intenção de deter Embaló.

O presidente em exercício alega ter vencido as eleições, com 65% dos votos, embora o principal candidato da oposição, Fernando Dias da Costa, também tenha assumido vitória.

Ainda segundo a Jeune Afrique, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, General Biague Na Ntan, o vice-chefe do Estado-Maior, general Mamadou Touré, e o ministro do Interior, Botché Candé, foram também detidos.

por:Renascença

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem