Gabu: Madalenas de Okinka Pampa promovem djumbai sob o lema “Basta de violência contra as mulheres

As Madalenas de Okinka Pampa da região de Gabu promoveram, esta terça-feira (25/11), um djumbai subordinado ao lema: “Basta violência nas mulheres”. A iniciativa teve como objetivo reforçar a sensibilização sobre os direitos das mulheres e denunciar as diversas formas de violência que continuam a afetá-las no país.
Anita Aminata Baldé, membro do Grupo de Kumpuduris de Paz da região de Gabu, afirmou que as Madalenas atuam na defesa dos direitos das mulheres. Segundo ela, muitas mulheres começam a sofrer violência dentro das próprias casas, e é por isso que estes grupos existem: para proteger, apoiar e dar voz às vítimas.

A presidente da sociedade civil de Gabu, Djenabu Sanó, destacou que o 25 de Novembro é um dia de profunda reflexão para as mulheres de todo o mundo. Acrescentou que o país ainda vive uma realidade onde as mulheres continuam a ser discriminadas de várias formas, sendo necessário reforçar a luta por igualdade e justiça.
Já Sallé Embaló, representante das pessoas com deficiência, referiu na sua intervenção que muitas mulheres continuam dependentes da autorização dos maridos para realizar qualquer atividade. Citou, como exemplo, que em famílias donas de gado, as mulheres só podem beneficiar do leite, ficando o restante rendimento exclusivamente para os maridos.

A data, recorde-se, tem origem na República Dominicana, onde duas mulheres ativistas foram assassinadas, facto que desencadeou uma revolta nacional e marcou o início da luta internacional contra a violência baseada no género.

Um trabalho do correspondente Saliu Sandém, na cidade de Gabu, leste do país.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem