José Mário Vaz manifesta saudades de Umaro Sissoco Embaló e diz considerá-lo como um filho

Durante uma visita da primeira-dama cessante, Dinisia Reis Embaló, o ex-presidente José Mário Vaz destacou o respeito e a amizade que mantém com o Chefe de Estado cessante, apelando à união e ao diálogo em prol da Guiné-Bissau
O ex-Presidente da República, José Mário Vaz (JOMAV), declarou nesta segunda-feira que sente “saudades” do Chefe de Estado cessante, Umaro Sissoco Embaló, a quem disse considerar “como um filho”. A afirmação foi feita durante uma visita de cortesia da primeira-dama cessante, Dinisia Reis Embaló, à residência do antigo Chefe de Estado, em Bissau.

Durante o encontro, que decorreu num ambiente de cordialidade e reconciliação, José Mário Vaz agradeceu a visita e sublinhou o respeito mútuo e a amizade pessoal que o une a Sissoco Embaló, apesar das diferenças políticas.

As relações humanas devem prevalecer acima das divergências políticas. A política passa, mas o respeito e a amizade devem permanecer”, afirmou JOMAV.

Por sua vez, a primeira-dama cessante, Dinisia Reis Embaló, explicou que a visita não teve caráter político, mas sim familiar e de respeito para com o antigo Chefe de Estado.

Questionada sobre uma eventual recandidatura de Umaro Sissoco Embaló nas próximas eleições, Dinisia foi clara ao afirmar que o propósito inicial sempre foi a realização de “um único mandato”, embora tenha deixado em aberto a possibilidade de reconsideração.

Precisamos dele na nossa família. Quem sabe o que se passa em nome do país deve reconsiderar a sua posição para trabalharmos juntos no avanço da Guiné-Bissau”, declarou Dinisia Embaló.

A visita foi interpretada por observadores políticos como um gesto simbólico de reconciliação entre duas figuras marcantes da política guineense, transmitindo uma mensagem de diálogo e entendimento nacional, num momento em que o país busca estabilidade e coesão institucional.

Redação: Betegb

Fonte: DMG

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem