Evento decorre de 7 a 16 de novembro e inclui certificação de 40 formandos, visitas pedagógicas e ações de sensibilização para a justiça social e sustentabilidade.
A Comissão Organizadora da Unidade Escolar de Formação de Professores 17 de Fevereiro lançou hoje o projeto da 3.ª Edição da Excursão Académica Bubaque 2025, que decorrerá de 7 a 16 de novembro. O evento tem como lema “Professores na construção de uma sociedade mais justa e sustentável” e propõe atividades pedagógicas, culturais e ambientais.
Durante a cerimónia, a Associação Académica da Unidade 17 de Fevereiro entregou certificados a 40 formandos que concluíram a formação de capacitação em Administração e Secretaria, Liderança e Oratória, Gestão e Elaboração de Projetos.
O coordenador da excursão, Lamine Sonco, destacou a importância do projeto: “Esta excursão é uma nova jornada que nos levará a um novo horizonte. É uma oportunidade para colocar em prática o que aprendemos em sala de aula e adquirir uma nova perspetiva.”
Sonco adiantou que os participantes visitarão instituições de ensino e locais históricos para aprofundar o tema em estudo, garantindo que a experiência será “inesquecível” e convidando toda a comunidade a participar. O presidente da associação, Ampa Sanha, realçou que a certificação “é o reconhecimento de esforço e dedicação” e, com base no estatuto da entidade, nomeou Lamine Sonco como coordenador da terceira edição, expressando confiança na sua liderança.
Representando o sindicato de base da unidade,exortou os futuros excursionistas a aproveitar a oportunidade para partilhar conhecimentos quando regressarem. Já o Presidente do Conselho Técnico-Pedagógico, em nome da direção da escola, sublinhou que “formar não se limita ao conteúdo formal; realizar excursões significa conhecer outras realidades” e alertou para a necessidade de rigor na gestão da atividade, lembrando que “excursão não é sinónimo de férias”.
O evento terminou com a entrega de certificados aos participantes da formação realizada entre junho e 13 de agosto. A coordenadora de capacitação, Clariza Q. Dafá, agradeceu à direção da escola, parceiros institucionais e à associação académica, afirmando que a formação “é um passo concreto na construção de competências que vão muito além da sala de aula, ligando teoria e prática e fortalecendo a capacidade de liderança e de resolução de problemas”.
A excursão tem como objetivo conscientizar estudantes e a comunidade local sobre proteção ambiental, redução das desigualdades sociais e participação cidadã, prevendo capacitar 92% dos estudantes participantes e 40% da população local.
Por: Jorge Dafa
Durante a cerimónia, a Associação Académica da Unidade 17 de Fevereiro entregou certificados a 40 formandos que concluíram a formação de capacitação em Administração e Secretaria, Liderança e Oratória, Gestão e Elaboração de Projetos.
O coordenador da excursão, Lamine Sonco, destacou a importância do projeto: “Esta excursão é uma nova jornada que nos levará a um novo horizonte. É uma oportunidade para colocar em prática o que aprendemos em sala de aula e adquirir uma nova perspetiva.”
Sonco adiantou que os participantes visitarão instituições de ensino e locais históricos para aprofundar o tema em estudo, garantindo que a experiência será “inesquecível” e convidando toda a comunidade a participar. O presidente da associação, Ampa Sanha, realçou que a certificação “é o reconhecimento de esforço e dedicação” e, com base no estatuto da entidade, nomeou Lamine Sonco como coordenador da terceira edição, expressando confiança na sua liderança.
Representando o sindicato de base da unidade,exortou os futuros excursionistas a aproveitar a oportunidade para partilhar conhecimentos quando regressarem. Já o Presidente do Conselho Técnico-Pedagógico, em nome da direção da escola, sublinhou que “formar não se limita ao conteúdo formal; realizar excursões significa conhecer outras realidades” e alertou para a necessidade de rigor na gestão da atividade, lembrando que “excursão não é sinónimo de férias”.
O evento terminou com a entrega de certificados aos participantes da formação realizada entre junho e 13 de agosto. A coordenadora de capacitação, Clariza Q. Dafá, agradeceu à direção da escola, parceiros institucionais e à associação académica, afirmando que a formação “é um passo concreto na construção de competências que vão muito além da sala de aula, ligando teoria e prática e fortalecendo a capacidade de liderança e de resolução de problemas”.
A excursão tem como objetivo conscientizar estudantes e a comunidade local sobre proteção ambiental, redução das desigualdades sociais e participação cidadã, prevendo capacitar 92% dos estudantes participantes e 40% da população local.
Por: Jorge Dafa