Durante a I Jornada de Reflexão sobre o Sistema Educativo da Região de Oio, o historiador alertou para o impacto negativo das nomeações partidárias e pediu que as recomendações do encontro sejam levadas às autoridades competentes.
Terminou esta semana, na cidade de Mansoa, a primeira edição da Jornada de Reflexão sobre o Sistema Educativo na Região de Oio, realizada de 19 a 21 de setembro, sob o lema “Educação com Justiça e Qualidade: Compromisso de Todos”. O evento, promovido pela estrutura regional da Carta21 de Oio, reuniu cerca de 50 participantes provenientes de diferentes pontos do país, com o objetivo de identificar constrangimentos, avaliar políticas públicas e propor soluções concretas para o fortalecimento e a equidade do sistema educativo na região.
No encontro, o professor e historiador Armando Mussa Sane destacou que a melhoria do ensino na Guiné-Bissau depende do envolvimento ativo de todos os intervenientes ligados à educação — desde professores e gestores escolares até pais, estudantes e autoridades governamentais. Segundo Sane, as nomeações políticas e partidárias em cargos públicos têm contribuído de forma negativa para o fracasso do sistema de ensino nacional, dificultando a implementação de políticas consistentes e de longo prazo. Ele elogiou a iniciativa da Carta21 e pediu que todas as recomendações debatidas sejam encaminhadas às entidades competentes, no sentido de promover mudanças significativas no setor.
O encontro de três dias foi considerado um espaço crucial de diálogo e partilha de experiências para reforçar a capacidade institucional e garantir maior justiça e qualidade no ensino guineense.
Siaca Sissé, setor de Mansaba.
No encontro, o professor e historiador Armando Mussa Sane destacou que a melhoria do ensino na Guiné-Bissau depende do envolvimento ativo de todos os intervenientes ligados à educação — desde professores e gestores escolares até pais, estudantes e autoridades governamentais. Segundo Sane, as nomeações políticas e partidárias em cargos públicos têm contribuído de forma negativa para o fracasso do sistema de ensino nacional, dificultando a implementação de políticas consistentes e de longo prazo. Ele elogiou a iniciativa da Carta21 e pediu que todas as recomendações debatidas sejam encaminhadas às entidades competentes, no sentido de promover mudanças significativas no setor.
O encontro de três dias foi considerado um espaço crucial de diálogo e partilha de experiências para reforçar a capacidade institucional e garantir maior justiça e qualidade no ensino guineense.
Siaca Sissé, setor de Mansaba.