Gabú: Populares das tabancas de Stª Queuto e Cupuda em isolamento total devido à situação da ponte

Os populares das tabancas de Stª Queuto, regulado de Paunca, setor de Sonacó, e de Cupuda, regulado de Patchana Soló, setor de Pirada, enfrentam sérias dificuldades de circulação devido à queda da ponte que garante a travessia entre as duas localidades.

Em entrevista à Betegb, habitantes dos dois regulados manifestaram preocupação com a situação, que classificam como “preocupante”, e solicitam uma intervenção urgente das administrações de Sonacó e Pirada para a reabilitação da ponte.
Maudo Candé afirmou que, apesar dos constantes pedidos de socorro, a população tem procurado fazer esforços próprios para melhorar a ponte, com o objetivo de minimizar o sofrimento das pessoas, sobretudo durante a época das chuvas, período em que a situação se torna ainda mais complicada.

Por sua vez, Mamudu Candé, falando em nome dos anciões, mostrou-se bastante preocupado com o estado da ponte. Segundo ele, esta travessia é fundamental, pois liga Gada Cuntimbó e Patchana Soló às restantes tabancas. No entanto, a comunidade não dispõe de meios para construir uma ponte em condições. O ancião recordou ainda um caso trágico em que um jovem, que regressava de um jogo de futebol, caiu na ponte e acabou por perder a vida devido ao seu mau estado.

“Estamos a pedir ajuda do Governo da Guiné-Bissau na resolução da situação da nossa ponte”, disse Candé.
Caso a situação da ponte não seja resolvida antes da época das chuvas, os habitantes dos dois regulados poderão ficar em total isolamento.

Importa salientar que a referida ponte tem uma profundidade de cerca de 15 metros e um comprimento aproximado de 50 metros.

Trabalho de Saliu Sandém, correspondente na cidade de Gabú, leste do país.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem