Presidente de Transição do Burkina Faso Convoca África a Romper Acordos Militares com o Ocidente

Ibrahim Traoré defende a construção de exércitos fortes e independentes, criticando a interferência ocidental
O Capitão Ibrahim Traoré, presidente de transição do Burkina Faso, fez um apelo contundente aos países africanos para revogarem os acordos de cooperação militar com o Ocidente. Durante a cerimônia de hasteamento da bandeira na presidência da República, nesta segunda-feira, Traoré destacou a importância de construir exércitos fortes e autônomos, livres da dependência de potências estrangeiras.
A ocasião também serviu para uma crítica direta ao presidente francês, Emmanuel Macron, que recentemente acusou líderes africanos de ingratidão por, segundo ele, não reconhecerem os esforços da França para impedir que suas nações caíssem nas mãos de militantes. “Trata-se de uma mudança de tática ou estratégia”, afirmou Traoré, referindo-se à saída de tropas francesas de vários países africanos nos últimos meses. Ele advertiu que essas forças poderiam retornar disfarçadas em empresas de segurança, visando proteger interesses econômicos.
As declarações do Capitão Traoré levantam questões cruciais sobre soberania militar e a redefinição das relações entre África e o Ocidente
Redação: Betegb
Fonte: rfi

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem